13 de abril de 2016

Estagiários do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e respectivos supervisores participaram nesta quarta-feira (13) do Encontro Anual de Orientação ao Estágio, realizado em Vitória.

Além de debaterem sobre o Programa Jovens Valores e situações inerentes ao processo de estágio, eles tiveram a oportunidade de participar da palestra “Panorama do Mercado de Trabalho, Posturas dos Estagiários e Contribuições dos Supervisores de Estágio aos Futuros Profissionais”. O tema foi apresentado pela gerente da Empresa Selecta Recrutamento Seleção e Desenvolvimento, a psicóloga Sharla Provietti Bitencourt.

“As vagas estão escassas e há muita gente boa no mercado, por isso, precisamos nos ater a algumas questões no momento de concorrer a uma vaga. Os candidatos precisam estar atentos à elaboração do currículo, evitando erros de digitação, à postura nas entrevistas e dinâmica de grupo e à utilização das redes sociais. Muitos profissionais de recursos humanos utilizam esses espaços como ferramenta no processo de seleção. Também é importante ter o foco em si mesmo na hora de definir a área que quer seguir, pensando se há uma identificação com o segmento, se tem aptidão, motivação, dentre outros aspectos”, explicou Sharla.

Para a psicóloga do Idaf, Flávia de Melo dos Santos, “esta é uma oportunidade valiosa para os estudantes, estagiários e também os servidores ativos analisarem de que modo o cenário sociopolítico e econômico influencia nas relações de trabalho e como o autoinvestimento na profissão, seja ela a atual ou ainda futura, é decisivo para driblar momentos de crise e alcançar oportunidades de desenvolvimento na carreira profissional.”

De acordo com a chefe da Seção de Geoprocessamento do Idaf, Renata Stelzer Sabaini, os estagiários são importantes para o desenvolvimento do setor. “Eles agilizam muitos procedimentos e podem se dedicar às atividades que são contínuas e demandam muito tempo e que servem de base para a execução das demais ações do departamento. Como temos um estudante com conhecimento em geoprocessamento, isso contribui diretamente com a nossa produção”, diz.

A estagiária Leticia de Jesus Lucas está há quase um ano no setor de protocolo do Idaf. “Aqui aprendi muito e consegui definir em que área quero seguir profissionalmente. Além de adquirir mais responsabilidade, tem sido muito importante conhecer melhor os procedimentos do serviço público, as atividades que o Idaf desenvolve, além de compartilhar experiência com pessoas que já estão no mercado de trabalho. O retorno e as conversas com minha supervisora também contribuem para o meu crescimento”, opina.

Jovens Valores

O “Jovens Valores” é um programa da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), criado em julho 2009, que oferece oportunidades de estágio em diversos órgãos da Administração Pública Estadual. O diferencial deste programa está no processo de seleção dos estudantes, que utiliza dois critérios: o mérito e, principalmente, os aspectos sociais.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tel.: (27) 3636-3774/ 9 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br
www.idaf.es.gov.br

 

Fonte: http://www.idaf.es.gov.br/WebForms/wfNoticia.aspx?cd_Noticia=1670